Valor de uso, valor de troca

Quanto vale uma nota? Quanto vale uma nota para troca por mercadorias? Quanto vale uma mercadoria para mim?

Proposta 1.


Intervenção em imagem fotográfica

Escolha um bem de grande valor para você, seja por sua necessidade, seja por gosto. Com seu grupo, pesquisem e descubram quanto ele custava em 1995 e que porcentagem do salário mínimo representava. Comparem com seu custo hoje.

Com o celular ou computador, façam intervenções na(s) imagem(ns) do bem escolhido, contando o que descobriram. Compartilhe o seu resultado no Instagram! Aproveite e marque a página do Acervo da Fundação FHC @acervofundacaofhc

O Acervo da Fundação FHC digitalizado pode ser acessado por esse link: fundacaofhc.org.br/arquivo-fernando-henrique-cardoso

Autoria desconhecida. Fotógrafo não identificado.

Proposta 2.


Frotagem

Autoria desconhecida. Fotógrafo não identificado.

Sabe aquela brincadeira de fazer decalques das moedas?

Garimpe com seu grupo moedas velhas e façam em um papel sua frotagem, composta/sobreposta/misturada à textura de um produto que elas comprariam em 1995.

Compartilhem no Instagram a criação de vocês! Lembrem de marcar a página do Acervo da Fundação FHC @acervofundacaofhc

Autoria de Lenice Moreira (2013). Fotógrafo não identificado

Proposta 3.


Intervenção em imagem fotográfica

O dinheiro que usamos cotidianamente possui um valor que atribuímos ao realizar sua troca pelas mais diversas mercadorias, mas será só isso?

Veja a série de obras Inserção em circuitos ideológicos, de Cildo Meireles. Cildo faz nessa obra uma inserção no mercado, incorporando a circulação de mercadorias e de dinheiro na forma de sua arte.

Inserção em circuitos ideológicos, de Cildo Meireles (1970). Fotógrafo não identificado.

Já encontrou alguma nota com escritos, mensagens ou rabiscos?

Como seria a nota de real se fosse produzida por você? Escolha uma nota de qualquer valor e crie a sua própria intervenção na imagem fotográfica digital dessa nota.

Autoria desconhecida
JORNALISTAS LIVRES. Quem matou Marielle Franco?. S.L., 20/03/2018
Facebook:jornalistaslivres.
Reprodução
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com o nosso Termo de Use e Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.