O Acervo

ACERVO PRES. F. H. CARDOSO

O material acumulado durante os dois mandatos presidenciais compreende, em grande parte, documentação privada de interesse público, isto é, tudo aquilo que transitou pelo seu Gabinete Pessoal. Por ali entravam documentos das mais variadas espécies, vindos de assessores diretos, ministros e outros membros do Executivo, parlamentares, empresários e cidadãos: relatórios, notas preparatórias de viagens, pareceres técnicos, condecorações, agendas, prospectos etc. Em número menor existem projetos e programas de diferentes instituições e pessoas, que foram submetidos à apreciação do titular. A documentação textual constitui maioria e preenche mais de mil caixas-arquivo.  Além da correspondência remetida por autoridades, instituições e amigos, há uma grande quantidade de cartas e outras espécies de mensagem com pedidos, sugestões, críticas e elogios enviados por cidadãos comuns. Esse conjunto é uma amostra de 10% do total recebido, sendo que o restante foi transferido ao Arquivo Nacional. Impressos de campanhas e movimentos com as mais diversas reivindicações têm como conteúdo denúncias, geralmente ligadas à defesa dos direitos humanos. Existem também documentos iconográficos, representados majoritariamente pelas fotografias que testemunham o cumprimento da agenda do Presidente da República. Documentos audiovisuais e sonoros cumprem a mesma função. E há outro conjunto, constituído por artefatos e objetos oferecidos como homenagem por autoridades, instituições e pessoas.

O guia do Acervo FHC apresenta um panorama da documentação custodiada que pode ser acessado pelo link: fundacaofhc.org.br/arquivo-fernando-henrique-cardoso

ACERVO PRES. F. H. CARDOSO.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com o nosso Termo de Use e Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.