Alegorias: entre
memórias e histórias
Proposta 1.
colagem
Como sabemos de quantos reais precisamos para comprar algo? Quem define quanto cada coisa vale? Há um limite para quanto de dinheiro precisamos para a compra de qualquer objeto?
Pilhas de bolívares venezuelanos equivaliam a 1,45 dólares em 16 de agosto de 2018. Na foto, esse tanto de dinheiro é o necessário para comprar um quilo de carne.
Veja esse trabalho de arte com fragmentos de documentos visuais.
Como você comporia uma colagem sobre a vida em meio à hiperinflação vivida pelos brasileiros nos anos anteriores ao Plano Real?
Que figuras públicas estariam nessa colagem? Que tensões e angústias estariam presentes no cotidiano?
Converse com quem viveu esse período, leia os documentos e faça a sua arte! Se quiser, marque a página do Acervo da Fundação FHC @acervofundacaofhc.
Proposta 2.
imagem e poesia
Bertolt Brecht, refletindo sobre a experiência da guerra, escreve uma epígrafe, um pequeno poema, compondo com imagens recortadas da imprensa, fotos por ele recebidas, assim cria um livro inteiro que reflete com/sobre a Segunda Guerra Mundial.
Façam uma composição com uma das imagens visuais (charge, foto, captura de vídeo) selecionadas do acervo FHC e editem com um poema, falado ou escrito ou cantado por vocês. O tema é de escolha de vocês, aberto às múltiplas possibilidades de reflexão sobre o período estudado e sobre o presente, inspirado pelos documentos da exposição, da seção educativa, ou combinado entre vocês e seu professor!
Compartilhe o resultado no Instagram! Aproveite e marque a página do Acervo da Fundação FHC @acervofundacaofhc
ir para: IMAGINÁRIO DAS CHARGES